Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Incêndio florestal cobre de fumaça céu de Valparaíso e Viña del Mar, no Chile

Santiago do Chile, 4 fev (EFE).- Um incêndio florestal perto de Valparaíso e Viña del Mar cobriu neste sábado de fumaça o céu destas duas cidades chilenas e obrigou as autoridades a decretar alerta vermelho na região.

‘O fogo começou nesta sexta-feira perto de Valparaíso e apresenta um rápido avanço com frente agressiva de propagação para casas próximas’, informou o Escritório Nacional de Emergências (Onemi) em comunicado.

Várias unidades de bombeiros de Valparaíso e Viña del Mar trabalham na extinção do fogo, apoiados por aviões da Corporação Nacional Florestal (Conaf).

Uma das preocupações das autoridades é evitar que o vento empurre o fogo na direção de uma estação elétrica que fica perto do setor afetado pelas chamas.

Por sua vez, o diretor da Onemi, Benjamín Chacana, informou que há 13 focos de incêndios ativos ao longo do país que consumiram mais de 20 mil hectares.

Além disso, há 14 focos que foram controlados e 26 incêndios que foram extintos, disse o responsável da Onemi.

Um dos incêndios que estão sob controle é o do parque nacional de Torres del Paine, na Patagônia, onde na quinta-feira passada dois focos do fogo de dezembro do ano passado se reativaram.

Nesse setor, onde até o momento queimaram 17.606 hectares, trabalham 139 pessoas, entre as quais estão 70 brigadistas da Conaf e 30 do Exército. EFE