Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Incêndio em centro de tratamento mata 14 no Peru

Pelo menos 14 pessoas morreram e uma sobreviveu em um incêndio neste sábado em um centro de tratamento por drogas na cidade de Chosica, 30 km ao leste de Lima, informou o corpo de bombeiros local.

“Encontramos 14 corpos e uma pessoa sobreviveu”, confirmou Elena Cabello, da central do corpo de bombeiros.

“As portas estavam com cadeados e no segundo andar as janelas tinham grades. Não foi possível que as pessoas saíssem”, disse o comandante dos bombeiros que combateram as chamas, Fernando Campos.

Segundo Campos, inicialmente foram identificados três cadáveres, mas ao remover os escombros os bombeiros encontraram mais 11 corpos.

O incêndio começou de madrugada no centro Sagrado Coração de Jesus, que funcionava em uma casa de dois andares em Chosica.

Treze corpos foram encontrados no segundo andar e um no primeiro piso. As causas do incêndio ainda serão investigadas.

De acordo com o relatório do chefe de bombeiros, o único sobrevivente foi uma pessoa identificada como Luis Zevallos. A equipe continua com a remoção de escombros.

“Tudo começou de madrugada. Estávamos dormindo quando senti cheiro de fumaça”, afirmou Zevallos aos jornalistas, sem dar mais detalhes. “Estou vivo graças a Deus”, completou.

Depois de colocados os cadáveres em um veículo para transportá-los ao necrotério, a promotora Ana María Cuba pediu aos familiares para que fossem reconhecer seus parentes mortos.

Os primeiros informes relatam que antes do incêndio houve uma briga entre os internos.

Pablo Céspedes, representante do Ministério da Saúde, informou que o centro de reabilitação contava com todos os requisitos para funcionar e “há alguns meses foi feita uma inspeção, mas foram dadas apenas algumas recomendações”.

Vizinhos do local disseram que há brigas com frequência entre os internos.

Há três meses, outro incêndio em um centro de reabilitação matou 29 pessoas no distrito de San Juan de Lurigancho.