Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Incêndio ameaça balneário uruguaio de Punta del Diabo

Por Da Redação 13 dez 2011, 12h33

Montevidéu, 13 dez (EFE).- O incêndio florestal que começou na sexta-feira próximo ao balneário uruguaio de Punta del Diabo se alastrou devido aos fortes ventos e ameaça atingir uma zona povoada, informou nesta segunda-feira o corpo de bombeiros.

O fogo, que teve início a cerca de sete quilômetros de Punta del Diabo, seguia em direção contrária à região, mas na segunda os ventos o levaram de volta ao balneário. Mais de 180 bombeiros combatem as chamas junto com cerca de cem militares.

Três helicópteros e um avião da Força Aérea Uruguaia (FAU) estão controlando as chamas recolhendo água de lagoas próximas e despejando-a sobre o fogo.

Por enquanto, as chamas continuam sem controle, e os bombeiros estão construindo um corta fogo com máquinas pesadas para evitar que o desastre se estenda a Punta del Diabo.

Caso o fogo ultrapasse essa barreira, os moradores terão que abandonar suas casas na periferia do balneário, acrescentou German.

A zona é de difícil acesso, e a seca dos gramados devido à falta de chuva facilita a propagação das chamas.

Punta del Diabo, que originalmente era um povoado de pescadores, está situada a 300 quilômetros de Montevidéu, e há anos se transformou em um importante ponto turístico, recebendo a visita de milhares de estrangeiros durante o verão. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade