Imprensa venezuelana sofreu 113 agressões do governo Maduro neste ano
O portal na internet do jornal El Nacional foi sancionado; 24 jornalistas foram presos e 87 atacados pelas forças de segurança do regime

Jornalistas e veículos de comunicação da Venezuela sofreram 113 agressões durante o primeiro semestre de 2018, denunciou na terça-feira (26) o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP). No período, 24 jornalistas foram detidos e 87 atacados por “órgãos de segurança do Estado”.
“De janeiro a junho de 2018 foram contabilizados 113 atos de agressão”, destacou o relatório do SNTP, que incluiu também entre as medidas adotadas pelo governo o fechamento de jornais por falta de papel, sanções e bloqueios a sites na internet e até mesmo barreiras contra veículos da mídia.
Segundo o documento, oito jornais tiveram de fechar neste ano por falta de papel, cuja importação é monopolizada por uma empresa estatal. Vários portais de notícias sofreram bloqueios da estatal CANTV, principal provedor de telefonia e internet do país.
O SNTP ressalta ainda a sanção à página na internet do jornal El Nacional, o principal meio crítico ao governo, durante a fase de questionamentos sobre a reeleição do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em 20 de maio. Em 2017, segundo a organização não-governamental Espacio Público, 51 veículos de comunicação deixaram de operar na Venezuela.
Para o SNTP, a situação é de “censura imposta pelo governo nacional” e “fechamento de veículos por medidas diretas ou indiretas, que buscam frear e controlar a crítica e a auditoria social”.
Ante “a falta de garantias para o exercício (do jornalismo) e a permanente perseguição”, o sindicato alerta sobre um êxodo de comunicadores do país. Desde 2012, 1.328 jornalistas deixaram o país, razão pela qual a entidade pede à Federação Internacional de Jornalistas (FIP) que facilite a eles “o exercício profissional” em seus países de acolhida.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.