Clique e assine a partir de 9,90/mês

Imprensa afirma que nota da dívida da Itália foi rebaixada para BBB+

Por Da Redação - 13 jan 2012, 18h35

Roma, 13 jan (EFE).- A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou nesta sexta-feira em dois níveis a nota da dívida soberana italiana para BBB+, segundo confirmaram fontes do Governo da Itália a meios de comunicação locais.

‘É um ataque à Europa e, no que diz respeito nosso país, não foi levado em consideração o trabalho sobre o plano de ajuste e sobre as liberalizações’, disseram as mencionadas fontes governamentais italianas.

Acrescentaram que os afetados pela decisão ‘devem reagir unidos e, por isso, será tomada uma posição comum por parte do Eurogrupo’.

As fontes afirmaram ainda que o Executivo italiano foi informado do rebaixamento e responderá com uma nota quando a notícia for oficializada.

Os analistas italianos declararam que a queda de dois degraus da nota era ‘inesperada’, tendo em vista os esforços realizados pelo Governo técnico de Mario Monti, que antes do Natal apresentou no Parlamento um plano de ajuste no valor de mais de 30 bilhões de euros e que já foi aprovado.

Esta é a primeira vez em sua história que a Itália passa para a classe B na classificação.

Da categoria A, que indica ‘a sólida capacidade de pagar a dívida, que pode ser influenciada por circunstâncias adversas’, passa para BBB+ que significa ‘adequada capacidade de reembolso, que pode piorar’.

Com essa nota, destacam os analistas, a Itália está no mesmo nível que Peru, Colômbia e Cazaquistão.

No dia 19 de setembro, a agência americana já havia anunciado um rebaixamento da qualificação da dívida soberana da Itália, ao passá-la de ‘A+’ para ‘A’ com perspectiva negativa, por considerar que as previsões de crescimento da economia italiana haviam ‘enfraquecido’. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade