Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Imperatriz do Japão faz 81 anos e comemora correndo

A imperatriz do Japão, Michiko, completa nesta terça-feira 81 anos exibindo vitalidade. A Agência da Casa Imperial japonesa divulgou fotos e um vídeo com Michiko andando e até correndo ao lado do seu marido, o imperador Akihito, também com 81 anos de idade. As imagens mostram a imperatriz sorridente, passeando alegremente e correndo com disposição pelos jardins da residência imperial, em Kyoto.

Em agosto, exames de rotina revelaram que a imperatriz sofre de isquemia miocárdica (a diminuição da irrigação sanguínea para o coração) que afeta duas das três artérias coronárias, enfermidade que por enquanto não requer cirurgia, mas precauções para evitar a fadiga. “Até agora pude continuar desempenhando minhas funções sem grandes mudanças”, explicou Michiko na resposta enviada por escrito às perguntas enviadas pela imprensa todo ano em seu aniversário, em que também agradeceu pela preocupação com sua saúde.

Leia também

Japão aprova lei polêmica que autoriza envio de militares ao exterior

1º de setembro é o dia em que jovens cometem mais suicídio no Japão

Fazendo um balanço do ano, a imperatriz Michiko mostrou sua tristeza pelas vítimas dos desastres naturais que atingiram o Japão, como erupções vulcânicas e fortes chuvas, as mais recentes em setembro, que deixaram sete mortos e centenas de milhares de desalojados. Acenando com o futuro da monarquia no país, a imperatriz disse se sentir “encorajada” pelo comportamento de seus filhos, o príncipe herdeiro Naruhito e o príncipe Akishino, e de seus netos, que participaram dos eventos em memória ao 70º aniversário do fim da II Guerra Mundial e puderam “refletir seriamente sobre a guerra e a paz”.

(Com agência EFE)