Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Imperador do Japão volta ao hospital com edema pulmonar

Tóquio, 7 mar (EFE).- O imperador Akihito do Japão foi levado nesta quarta-feira (local) ao Hospital da Casa Imperial do país para uma drenagem de líquido pleural acumulado em seus pulmões, quase um mês após passar por uma cirurgia de coração.

O imperador, que recebeu alta no domingo do Hospital Universitário de Tóquio onde estava internado desde sua operação cardíaca, foi submetido nesta segunda-feira a exames de raio-X que diagnosticaram o edema pulmonar.

Desde que recebeu alta em fevereiro, Akihito, de 78 anos, não se alimentou como os médicos esperavam e teve problemas para respirar, não apenas ao subir e descer escadas, informou a agência da Casa Imperial do Japão.

A equipe de médicos encarregada pela saúde de Akihito informou sobre algumas complicações derivadas da cirurgia cardíaca de 18 de fevereiro.

Akihito submeteu-se a uma operação de bypass após uma angiografia revelar, no dia 11 de fevereiro, um estreitamento de suas artérias coronárias. Desde então, o monarca não realiza atividades oficiais, das quais agora se encarrega seu filho primogênito, o príncipe herdeiro Naruhito.

Nos últimos dez anos, a saúde do imperador se complicou com uma operação de câncer de próstata em 2003 e uma hemorragia estomacal em 2008. Além disso, no ano passado, foi diagnosticado com arteriosclerose coronária e permaneceu hospitalizado por dias devido a uma pneumonia. EFE