Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Impasse no Mercosul: Venezuela insiste em presidir bloco

Por outro lado, Brasil, Argentina e Paraguai insistirem que o comando do bloco está vago até que os venezuelanos cumpram com vários requisitos

A Venezuela afirmou nesta terça-feira que está no exercício pleno da presidência do Mercosul, apesar de Brasil, Argentina e Paraguai reiterarem que o comando do bloco está vago até que os venezuelanos cumpram com vários requisitos.

O governo venezuelano também denunciou o que chamou de “tríplice aliança” da “direita extremista”, formada por seus três sócios no bloco, que estaria usando “manobras legalistas” para impedir que a Venezuela tome posse. “A Venezuela rechaça categoricamente a invenção de uma tese fraudulenta… da falsa e suposta vacância na presidência pro tempore, que exercemos legalmente a partir de 29 de julho”, disse a chancelaria venezuelana em comunicado.

LEIA MAIS:
Brasil rejeita a presidência da Venezuela no Mercosul
Paraguai não reconhece presidência venezuelana no Mercosul

Brasil e Paraguai argumentam que o governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, não está em condições políticas nem econômicas de assumir a presidência do Mercosul, por causa da crise interna que assola o país e pelas denúncias de violações de direitos humanos.

O governo brasileiro também considera que a Venezuela não cumpriu com os requisitos para se tornar membro pleno do bloco. A Argentina disse que a presidência não pode ser assumida até que se concretize a transmissão com suas formalidades.

O Uruguai deu por finalizado na sexta-feira, dia 29, seu período na presidência do Mercosul e os tratados internos, que têm por critério a ordem alfabética, estabelecem que caberia à Venezuela ocupar o posto pelos próximos seis meses. Entretanto, o ato de transmissão de comando, que estava previsto para fim de junho, foi adiado devido às divergências. Ainda assim, Montevidéu recomendou que a Venezuela assuma a presidência.

 

(Com Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Sergio Cihgral

    Mercosul – Uma comunidade comandada por chefes de estado, na maioria terroristas latinos, guerrilheiros, sequestradores, sabotadores, assaltantes, etc. Gente desta laia a prejudicar o comércio e o empresariado.

    Curtir

  2. A solução é simples: saída do Brasil, da Argentina, e do Paraguay desse bloquinho de M…., e deixem uruguaios e venezuelanos que se ardam. São farinha comunista do mesmo saco (pobre, inclusive). O Brasil não precisa do Mercosul

    Curtir

  3. Aloizio Barros de Souza

    O Brasil tem que a exemplo da Inglaterra, sair urgente desse bloco e criar sua independência comercial com países de verdade no mundo e cortar de vez negócios com países bolivarianos.

    Curtir