Clique e assine a partir de 9,90/mês

Ilustração retrata comovente situação de crianças sírias

Desenho de artista sudanês mostra garoto sírio resgatado de escombros em Alepo e menino morto afogado em praia da Turquia, no ano passado

Por Da redação - Atualizado em 18 ago 2016, 22h06 - Publicado em 18 ago 2016, 19h05

Uma ilustração que retrata a desesperadora situação das crianças sírias está sendo amplamente compartilhada nas redes sociais após a divulgação da imagem do pequeno Omran Daqneesh, de 5 anos, resgatado de escombros em Alepo, na Síria. O desenho traz as imagens de Omran e de Aylan Kurdi, refugiado sírio de 3 anos que morreu afogado tentando chegar à Turquia, no ano passado, com o título “Opções para crianças sírias… Se você ficar [Omran]… e se você sair [Aylan]”.

O autor do desenho é Khalid Albaih, um cartunista sudanês que vive no Catar. Diante da repercussão, o artista escreveu no Twitter: “Todos estão dizendo quão triste é a minha ilustração. Imagine a situação real”.

LEIA MAIS:
Foto de criança síria ferida em Aleppo mostra horrores da guerra
Fotos: o que o EI deixou para trás na retomada de cidade síria

O vídeo do resgate de Omran foi divulgado por um grupo de ativistas nesta quarta-feira. Ferido e atordoado, Omran Daqneesh foi encontrado por médicos no distrito de Qaterji, comandado por rebeldes, depois de um ataque aéreo que matou oito pessoas, incluindo cinco crianças. Os pais e três irmãos, de 1, 6 e 11 anos, do pequeno Omran também foram resgatados dos escombros e, segundo os ativistas, nenhum membro da família sofreu ferimentos graves.

O correspondente no Oriente Médio do jornal britânico The Telegraph, Raf Sanchez, tuitou uma montagem que mostra Omran entre os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin. Segundo Sanchez, a imagem tem sido usada pelos sírios para questionar “por que o mundo não está fazendo nada a respeito das mortes em Alepo”.

 

Publicidade