Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Iêmen recupera controle de principal reduto da Al Qaeda

Maior operação militar desde 2012 está tentando livrar o sul do país da presença de terroristas. Estados Unidos apoiam ofensiva com aviões não tripulados

O exército do Iêmen conseguiu recuperar nesta terça-feira o controle de Al Mehfad, considerado o principal reduto da rede terrorista Al Qaeda no país, após uma semana de uma ofensiva militar no sul de seu território. O Ministério de Defesa informou em um comunicado que as tropas, acompanhadas pela polícia e combatentes dos comitês populares tribais, entraram na cidade localizada na província de Abien.

Os membros da Al Qaeda, que tinham sobrevivido às operações militares dos últimos dias, explodiram um complexo governamental antes de fugir, segundo a nota. Mehfad, um território montanhoso que serve de esconderijo para membros da Al Qaeda, é o foco de uma ampla operação militar lançada há uma semana pelo exército iemenita contra fortificações dos terroristas no sul do país.

Leia também

Comandante do exército é assassinado na capital do Iêmen

Iêmen: 37 terroristas da Al Qaeda são mortos pelo Exército

Terroristas ‘brasileiros’ mortos no Iêmen podem ter usado passaportes falsos

Os combatentes da organização terrorista se refugiaram em Mehfad em meados de 2012, após terem sido expulsos em outra grande operação militar das cidades do sul do Iêmen onde tinham conquistado o controle um ano antes. As atuais operações militares – as maiores desde 2012 – estão centradas nas províncias de Abian e Shebua, onde as autoridades iemenitas e americanas consideram que a Al Qaeda tem campos de treinamento.

Em Shebua, foram abatidos hoje em choques com as tropas dois supostos líderes da organização terrorista, identificados como os irmãos Nasser e Ahmed Atef, anunciou o Ministério da Defesa. E na província de Al Baida, morreu o dirigente terrorista conhecido como ‘Picasso’. No domingo, pelo menos 37 membros da Al Qaeda, a maioria de estrangeiros, morreram em uma operação militar contra um de seus redutos em Shebua.

Saiba mais

Iêmen é uma porta escancarada para atuação da Al Qaeda