Clique e assine com até 92% de desconto

Ideólogo do Kremlin Vladislav Surkov nomeado vice-primeiro-ministro

Por Vladimir Rodionov 27 dez 2011, 12h02

O ideólogo do Kremlin, Vladislav Surkov, foi nomeado nesta terça-feira vice-primeiro-ministro encarregado da modernização, anunciou o presidente Dimitri Medvedev, citado pelas agências de notícias russas.

“Assinei o decreto de sua nomeação como vice-primeiro-ministro”, declarou o presidente russo ao receber Surkov em sua residência de Gorki, na periferia de Moscou, acrescentando que estará encarregado da modernização, tema predileto de Medvedev.

Até o presente, Surkov era subdirector da administração presidencial, e é assinalado como o principal ideólogo do regime que tem como homem forte o ex-presidente Vladimir Putin.

Surkov é autor de conceitos como “democracia dirigida” ou “democracia soberana” para descrever o regime político na Rússia.

Esta nomeação acontece num momento em que o governo enfrenta uma onda de protestos sem precedentes que começou depois das eleições legislativas de 4 de dezembro, nas quais o partido de governo foi considerado vencedor, apesar das denúncias de fraude generalizada.

Continua após a publicidade
Publicidade