Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ideias “loucas” de Trump devem ser desafiadas, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos afirmou que a imprensa deve pressionar o candidato democrata sobre propostas "desinformadas", que não refletem a realidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a duvidar da capacidade de governar do candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, nesta quinta-feira. “Eu não acho que ele seja qualificado para ser presidente e, cada vez que ele fala, essa opinião se confirma”, disse Obama, em entrevista coletiva durante sua viagem ao Laos.

De acordo com o líder democrata, a imprensa e o público americano precisam insistir em questionar Trump sobre suas ideias “contraditórias, desinformadas ou claramente malucas”. “Há esse processo na temporada eleitoral que, de alguma forma, as pessoas começam a achar que um comportamento que seria considerado inaceitável e absurdo acaba normalizado”, afirmou.

Leia também:
Trump anuncia plano para expandir Exército americano
Hillary: ‘Eleitores merecem ver a declaração de renda de Trump’
Nova pesquisa indica empate técnico entre Hillary e Trump

Nesta semana, o presidente esteve presente na cúpula do G20, na cidade de Hangzhou, na China, junto com chefes de Estado e de governo das vinte nações mais ricas do planeta. Segundo ele, os líderes internacionais entendem que as afirmações de Trump “são assunto sério” e o questionaram sobre a situação da corrida eleitoral americana. “Você realmente precisa saber sobre o que está falando e fazer sua lição de casa”, comentou Obama. “Quando você fala, isso deve realmente refletir em políticas que você pode implementar”.