Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hu Jintao ordena à Marinha que se prepare para combate

Ambições marítimas da China inquietam vizinhos e Estados Unidos

O presidente da China, Hu Jintao, determinou nesta terça-feira à Marinha que se prepare para combater e a seguir modernizando a força, com o objetivo de garantir a segurança nacional, informou a agência oficial Xinhua.

Jintao pediu à Marinha que acelere a modernização e desenvolva preparativos intensos para o combate militar, com o objetivo de “salvaguardar a segurança nacional e a paz mundial”, destacou a agência oficial, no momento em que as ambições marítimas da China inquietam os vizinhos e os Estados Unidos.

Hu Jintao fez o discurso para importantes membros da Comissão Militar Central, que preside, e na presença de seu provável sucessor à frente do país, o vice-presidente Xi Jinping.

As Forças Armadas chinesas anunciaram no fim de novembro que executariam manobras navais no oeste do Oceano Pacífico. O anúncio foi feito pouco depois da viagem do presidente americano Barack Obama pela região e durante a qual anunciou que os Estados Unidos reforçarão a presença militar na Austrália.

Mar do Sul da China – Os Estados Unidos observam com preocupação a crescente tensão no Mar do Sul da China, uma área que consideram estratégica para seus interesses, já que por suas rotas passam cerca de 1,2 trilhão de dólares (2,12 trilhão de reais) anuais em mercadorias entrando ou saindo do país. A China se mostrou gradualmente mais agressiva em suas reivindicações territoriais na região, onde disputa a soberania com Brunei, Malásia, Filipinas, Índia, Brunei e Taiwan.