Clique e assine a partir de 8,90/mês

Hollande diz que Lula é a ‘esquerda que vence’

Por Dominique Faget - 18 out 2011, 19h20

François Hollande, candidato socialista à eleição presidencial francesa de 2012, se reuniu nesta terça-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, em Madri.

“Lula é o exemplo da fidelidade à esquerda e de um sucesso excepcional”, afirmou Hollande, destacando que o ex-presidente representa “a esquerda que vence, triunfa, a única esquerda que me interessa”.

Ao comentar as críticas da direita francesa sobre sua pouca experiência internacional, Hollande respondeu: “a direita parece não me conhecer bem”, lembrando que como líder do Partido Socialista esteve “em contato com os principais chefes de Estado e de Governo”.

“Não tenho que provar nada”, disse Hollande em sua primeira viagem ao exterior desde que foi designado candidato à presidência dos socialistas, no domingo passado.

Hollande conversou durante “cerca de uma hora” com o socialista Zapatero, que conhece “há dez anos”, e os dois falaram sobre “a próxima cúpula europeia, que se anuncia difícil”.

No encontro, no Palácio de la Moncloa, “Zapatero falou sobre a crise financeira, que ameaça a Espanha e também pode afetar a França. Conversamos sobre os assuntos mais destacados da atualidade”, revelou o candidato francês.

Hollande assistiu à partida entre Real Madrid e Lyon na noite de hoje e na quarta-feira abrirá a segunda jornada da III Conferência Global Progress, organizada pela Fundação Ideas na capital espanhola, com a presença de Lula.

Continua após a publicidade
Publicidade