Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hollande dez que retirará tropas francesas do Afeganistão logo após eleições

Paris, 25 abr (EFE).- O candidato socialista às presidenciais da França, François Hollande, anunciou nesta quarta-feira que, se for eleito presidente em 6 de maio, começará já no início do seu mandato o processo de retirada das tropas francesas do Afeganistão.

‘As unidades de combate voltarão no final de 2012, ficarão só algumas equipes. Analisaremos como retirá-los progressivamente, mas o processo será iniciado no dia seguinte das eleições’, disse em entrevista coletiva sobre seu programa eleitoral. O socialista, favorito em todas as pesquisas, também criticou o presidente Nicolas Sarkozy pelo anúncio de aceleração da retirada das tropas em janeiro pouco depois do falecimento de quatro soldados franceses.

O candidato defendeu que teria realizado a remoção dos soldados há algum tempo. ‘Aprovei a intervenção da França no Afeganistão após os atentados de 11 de setembro em Nova York. O objetivo era atacar os talibãs e encontrar Osama Bin Laden, mas ninguém imaginou fosse durar mais de alguns anos’, afirmou.

O socialista, que no primeiro turno do pleito, no último domingo, obteve 28,63 % dos votos, insistiu que já se passaram onze anos desde o início da missão, e ressaltou que as forças internacionais se transformaram em ‘força de ocupação’.

Em janeiro, Sarkozy anunciou para o final de 2013 a retirada das tropas francesas no Afeganistão, onde ainda estão 3,6 mil soldados. Neste ano, está previsto o retorno de mil militares, de acordo com o atual presidente francês. EFE