Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hollande fala em ‘caráter terrorista’ do ataque em Nice

Presidente francês anunciou que irá prolongar o estado de emergência por mais três meses

O presidente francês, François Hollande, disse na madrugada de sexta-feira (horário local) que o “caráter terrorista” do ataque cometido em Nice “não pode ser negado”, e expôs o desejo da França de reforçar sua ação no Iraque e na Síria.

“Vamos reforçar ainda mais nossa ação no Iraque e na Síria”, onde a França luta contra os extremistas do EI, garantiu Hollande. O mandatário francês confirmou que havia “várias crianças” entre os mortos depois que o terrorista avançou com um caminhão contra uma multidão que assistia à queima de fogos do feriado do Dia da Bastilha na orla da cidade francesa.

Leia mais
Caminhão atinge multidão que celebrava feriado nacional na França
Vídeo: motorista acelerou 2 km antes de ser morto em Nice
Parentes de desaparecidos recorrem às redes sociais

“A França foi atingida no dia de seu feriado nacional, símbolo da liberdade”, disse Hollande, que informou que o estado de emergência será prolongado por mais três meses.

Este é o terceiro grande ataque terrorista em solo francês em um ano e meio. Em janeiro de 2015, os irmãos Said e Cherif Kouachi mataram 12 pessoas na redação do jornal satírico Charlie Hebdo. Os extremistas foram cercados e mortos pela polícia dois dias depois. Em novembro, no maior atentado terrorista da história da França, 130 pessoas morreram em uma série de ataques em Paris. O Estado Islâmico reivindicou a autoria dos atentados coordenados.

Mortes em Nice – Em entrevista coletiva, o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, confirmou a morte de 80 pessoas no ataque, e acrescentou que 18 feridos estão em estado grave. Ele informou ainda que a polícia está mobilizada para identificar o motorista do caminhão e descobrir se ele agiu sozinho ou tinha cúmplices.

“Estamos em guerra contra terroristas que querem nos atingir a todo custo, e são extremamente violentos”, disse Cazeneuve. Mais cedo, a imprensa local divulgou que o terrorista seria um francês de origem tunisiana, de 31 anos, morador de Nice.

Mapa do atentado em Nice Mapa do atentado em Nice

Mapa do atentado em Nice (Arte/VEJA.com)

 

(Com AFP)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fala a verdade, a França se mostrou incompetente no combate ao terrorismo. Isso seria suficiente pro Hollande pegar o seu bone e sair de fininho. Muito ruim. Voce iria a França?

    Curtir