Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hillary visita Bangladesh pela 1ª vez como secretária de Estado

Nova Délhi, 5 mai (EFE).- Hillary Clinton chegou neste sábado a Bangladesh para uma visita de 24 horas, a primeira que faz ao país na condição de secretária de Estado americana, dando sequência a sua atual viagem pelo continente asiático.

Depois de visitar a China, Hillary agora se reunirá em Daca com a chefe de governo de Bangladesh, Sheikh Hasina, a ministra das Relações Exteriores, Dipu Moni, e a líder da oposição, Khaleda Zia, informaram fontes oficiais.

A imprensa local destaca que as autoridades confiam que a visita sirva para reativar a cooperação entre Bangladesh e EUA, após o esfriamento das relações devido ao tratamento dispensado pelo governo de Daca ao Prêmio Nobel Muhammad Yunus.

Yunus foi destituído em 2011 do cargo de diretor-executivo do Grameen Bank – entidade concessionária de microcréditos que lhe valeu o apelativo de ‘banqueiro dos pobres’ -, após uma campanha de descrédito desdobrada pelas autoridades de seu país.

A destituição foi criticada na imprensa oficial americana, que defenderam a gestão de Yunus em favor da concessão de ajuda financeira para os setores mais deserdados de Bangladesh, que figura entre os países mais pobres do mundo.

Hillary Clinton visitou Bangladesh em 2000, mas na condição de primeira-dama, acompanhando seu marido, o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Após sua estada em Bangladesh, a secretária de Estado americana deve partir neste domingo à cidade indiana de Calcutá para realizar também uma visita de 24 horas, antes de prosseguir viagem na terça-feira a Nova Délhi. EFE