Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hillary faz visita surpresa ao Afeganistão e se reúne com Karzai

Secretária de Estado americana destaca importância de manter as relações políticas e econômicas com o Afeganistão após a retirada das tropas

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou neste sábado a Cabul, no Afeganistão, em uma viagem não anunciada para se reunir com o presidente Hamid Karzai.

Em seu pronunciamento, Hillary declarou o Afeganistão seu aliado fora da Otan e destacou a importância de manter as relações políticas e econômicas após a retirada das tropas internacionais, o que deve ocorrer até 2014. Até meados de 2013, a Otan vai transferir a responsabilidade pela segurança do país às forças afegãs e passará a ter um papel de apoio até a retirada dos militares.

A secretária de Estado viajou para Cabul a partir de Paris, onde participou da conferência ministerial dos chamados Amigos da Síria, durante a qual criticou duramente Rússia e China.

O encontro com Karzai acontece antes da conferência internacional sobre o Afeganistão que será realizada neste domingo em Tóquio. Nessa conferência, representantes de 70 países e organizações buscarão concretizar a ajuda financeira para o desenvolvimento do Afeganistão nos próximos anos.

Os Estados Unidos não anteciparam qual será sua contribuição, mas espera-se que esse conjunto de países se comprometa a oferecer US$ 4 bilhões anuais a longo prazo para dar a estabilidade ao país após a retirada das tropas internacionais. À margem da conferência, a secretária de Estado dos EUA deverá se reunir com o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, e com o chefe da diplomacia japonesa, Koichiro Gemba, segundo uma fonte das Relações Exteriores dos EUA.

Após Afeganistão e Japão, a secretária de Estado americana visitará Mongólia, Vietnã, Laos, Camboja, Egito e Israel.

(Com Agência EFE)