Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Hillary Clinton confirma viagem ao Brasil após Cúpula das Américas

Por Da Redação - 9 abr 2012, 13h18

Washington, 9 abr (EFE).- A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, confirmou nesta segunda-feira que visitará o Brasil na próxima semana após a Cúpula das Américas de Cartagena de Indias (Colômbia), em uma viagem que provavelmente incluirá mais paradas na região.

‘Viajarei na próxima semana ao Brasil, onde realizaremos o próximo encontro da reunião do Fórum de Diálogo Bilateral entre Estados Unidos e Brasil’, anunciou Hillary em um fórum empresarial na Câmara de Comércio americano, do qual participou junto com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota.

As datas exatas da viagem ainda não foram divulgadas, porque precisam ser fechados os detalhes de outras possíveis paradas na região, segundo informaram à Agência Efe fontes do Departamento de Estado, mas acontecerá depois da Cúpula das Américas de 14 e 15 de abril.

O Fórum de Diálogo Bilateral ao qual Hillary fez referência é um encontro periódico de alto nível que a titular de Relações Exteriores já manteve em duas ocasiões com Patriota, e que surgiu após a visita que o presidente Barack Obama fez ao Brasil em março de 2011. O último encontro desse fórum bilateral aconteceu em Washington em junho de 2011.

Publicidade

Além disso, Hillary participará nos dias 17 e 18 de abril da cúpula da Sociedade de Governo Aberto (OGP, na sua sigla em inglês) em Brasília, segundo adiantou no mês passado o subsecretário de Estado, William Burns, durante sua visita ao Brasil.

A OGP é uma iniciativa multilateral que o Brasil e os EUA lançaram em setembro para combater a corrupção e favorecer a transparência nos Governos, e que conta atualmente com 52 países-membros.

A conferência que teve a participação de Hillary e Patriota nesta segunda-feira coincide com a visita a Washington da presidente Dilma Rousseff, que se reúne com Barack Obama na Casa Branca. EFE

Publicidade