Clique e assine a partir de 9,90/mês

Hillary abre 12 pontos de vantagem sobre Trump em nova pesquisa

Candidata democrata aparece com 50% das intenções de voto em levantamento da rede ABC News

Por Da redação - 24 Oct 2016, 11h54

Uma pesquisa divulgada pela rede ABC News nesse domingo mostrou a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, com 50% das intenções de voto, contra 38% do republicando Donald Trump. O levantamento anterior da própria ABC, feito após o segundo debate entre os adversários, mostrava uma vantagem de quatro pontos para Hillary, que cresceu depois da terceira e última disputa.

A pesquisa da ABC revelou também que 59% dos prováveis eleitores rejeitam a afirmação de Trump de que há uma manipulação no pleito para favorecer Hillary, argumento que o magnata usou com frequência nas últimas semanas. De acordo o levantamento, 65% dos entrevistados disseram ainda que desaprovaram a recusa do republicano em aceitar o resultado das urnas caso saia derrotado.

No domingo, o presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, minimizou as declarações de Trump sobre manipulação, afirmando que o partido será “razoável” para avaliar os resultados do pleito, marcado para o dia 8 de novembro. “Perder por uma centena de votos é uma coisa”, disse Priebus, em entrevista à emissora CBS. “Perder por 100.000 é diferente. Acho que podemos ser razoáveis sobre esta questão.”

Eric, filho de Donald Trump, adotou um discurso semelhante ao de Priebus. “Olha, se for um resultado justo, ele com certeza vai aceitá-lo. Não há dúvida sobre isso”, afirmou em entrevista. Os comentários do candidato têm sido duramente criticados tanto por democratas quanto por republicanos, que os classificaram como irresponsáveis e perigosos. Alguns funcionários do partido alertam que a afirmação do magnata pode diminuir o número de eleitores.

Continua após a publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade