Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hamas planeja atacar Autoridade Palestina

Facção reclama o fim da detenção de seus membros na Cisjordânia

“Vocês sabem que as mãos que chegam ao coração dos ocupadores também podem chegar a vocês”

Os terroristas do Hamas avisaram nesta quarta-feira que têm planos de atacar a Autoridade Nacional Palestina (ANP) caso as forças de segurança continuem a prender seus membros na Cisjordânia. De acordo com o jornal israelense Ha’aretz, o grupo declarou em comunicado que “a paciência logo se esgotará” e que, a partir de então, o grupo não permanecerá por muito tempo em silêncio.

“Vocês sabem que as mãos que chegam ao coração dos ocupadores também podem chegar a vocês”, ameaçaram os radicais, referindo-se aos recentes ataques contra colonos judeus na Cisjordânia. No aviso, transmitido pela Rádio Israel, o Hamas ainda diz que não pode ser detido e que pode atacar a ANP quando e onde quiser.

O anúncio é feito poucos dias após oficiais de segurança da ANP prenderem seis supostos membros do Hamas que realizaram os ataques contra os israelenses na semana passada. Na terça, quatro colonos morreram baleados e, na madrugada de quarta para quinta, outros dois ficaram feridos. A Autoridade Palestina assegura que fará tudo o que está ao seu alcance para prevenir ataques futuros.

Às vésperas da retomada das negociações diretas de paz entre a ANP e Israel após quase 20 meses de paralisação, o braço armado do Hamas – as Brigadas de Ezzedine de al-Qassam – assumiu a autoria de uma série de ataques e disse estar disposto a outras ações do tipo caso as conversas não sejam interrompidas. Os radicais não aceitam a presença do estado judeu na região e consideram que a ANP não representa o povo palestino no diálogo.

(Com Agência Estado)