Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hamas e Fatah concordam com Abbas como premiê

Facções assinaram documento para formar governo de união nacional

As facções palestinas rivais Fatah e Hamas entraram em acordo nesta segunda-feira em Doha para que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, lidere o futuro governo de união nacional. O líder do Hamas, Khaled Meshaal, e Abbas assinaram nesta segunda-feira no Catar o acordo para a formação de um governo de união nacional que terá como missão preparar eleições e a reconstrução de Gaza.

O acordo pode permitir a convocação de eleições legislativas e presidenciais nos próximos meses, segundo uma fonte palestina que participou das reuniões de Doha entre Abbas e Meshaal, parte das conversações sobre a reconciliação entre os dois movimentos. As reuniões entre Abbas e Meshaal acontecem em Doha com a mediação das autoridades do Catar, ativamente envolvido na reconciliação palestina.

A rivalidade entre Fatah e Hamas começou a piorar em junho de 2007, quando os islamitas tomaram o controle da Faixa de Gaza após expulsar as forças leais a Abbas, o que originou dois governos palestinos: um do Hamas (terrorista) em Gaza e outro da ANP (menos radical) na Cisjordânia.

(Com agência EFE)