Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Guerra do tráfico mata 28 e fere 4 no México

Massacre ocorre em estado da costa oeste do país dominado pelo cartel de Sinaloa. Cerca de 700 pessoas deixam suas casa por medo da violência

Vinte e oito homens morreram e quatro ficaram feridos em um tiroteio entre facções rivais do narcotráfico no município de Ruiz, no estado de Nayari, costa oeste do México.

Segundo a promotoria de Nayari, o massacre aconteceu nesta quarta-feira em uma estrada perto da entrada de Ruiz. Militares e policiais federais encontraram dez veículos abandonados e armas de grosso calibre no local.

O confronto começou com o sequestro de uma pessoa no povoado de Peñas, no município de Túxpan, segundo denúncia anônima recebida pela polícia. Os bandidos fugiram em três carros rumo a Ruiz e, no caminho, encontraram a facção rival.

A Promotoria não informou quais os cartéis envolvidos no tiroteio, mas é notório o domínio em Nayari do cartel de Sinaloa, liderado por Joaquín “El Chapo” Guzmán.

Horas antes, autoridades do estado de Michoacan, também na costa oeste, informaram que cerca de 700 pessoas deixaram suas casa por medo da violência dos cartéis e se abrigaram em igrejas, escolas e centros comunitários.

Mais de 35 mil pessoas já morreram desde que o combate ao narcotráfico ganhou o topo da agenda política, com a eleição do presidente Felipe Calderon, em 2006.

(com EFE)