Guerra deixa 2,2 milhões de crianças fora da escola no Sudão do Sul
Em conflito desde 2013, Sudão do Sul negocia acordo de paz com rebeldes; país tem 4 milhões de deslocados e 6 milhões de pessoas sem acesso a alimentos

Mais de 2 milhões de crianças foram obrigadas a abandonar a escola durante os dois últimos anos no Sudão do Sul devido ao conflito no país, denunciou nesta quarta-feira (4) a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Por causa do conflito (…) pelo menos 2,2 milhões de crianças em todo o Sudão do Sul não estão frequentando a escola, um número que deve aumentar se nada for feito”, disse o representante da Unesco em Yuba, Saldar Umar Alam, à imprensa.
Umar Alam advertiu que “o número de crianças fora da escola no país aumentou nos últimos anos, e espera-se que supere 2,4 milhões nos próximos dois anos se a situação atual não mudar”.
A guerra no país africano explodiu no fim de 2013, dois anos depois de a nação ter obtido sua independência do Sudão. A violência só ficou interrompida por cerca de um ano, entre meados de 2015 e 2016. O acordo de paz acabou fracassando.
Atualmente, o governo do presidente de Salva Kiir e a oposição armada estão em negociações na capital do Sudão, Cartum, em uma tentativa de reviver o acordo de paz e deter a violência de forma definitiva.
O conflito causou milhares de mortes e levou o país à beira da fome, com 6 milhões de pessoas sem acesso a alimentos suficientes e 4 milhões de deslocados.
(Com EFE)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)