Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Greve de controladores em aeroporto de Frankfurt é retomada

A greve dos controladores do aeroporto de Frankfurt, maior da Alemanha e terceiro da Europa com 1,3 mil voos por dia, iniciada na quinta-feira, foi retomada nesta sexta-feira, segundo a sociedade de gestão do aeroporto, Fraport, embora esteja prevista uma trégua neste fim de semana no conflito salarial.

A greve, iniciada às 07h00 GMT (05h00 de Brasília), será realizada até as 21h00 GMT (19h00 de Brasília), mas a Fraport, operadora do aeroporto, se diz confiante de que poderá garantir que “mais de 50%” das decolagens e aterrissagens sejam realizadas.

A companhia aérea alemã Lufthansa previu anular 250 voos nesta sexta-feira, enquanto a rival Air Berlin planeja o cancelamento de seis voos.

Na quinta-feira, 172 pousos e decolagens foram cancelados em Frankfurt, uma centena deles da Lufthansa, durante o primeiro dia da greve dos controladores, um grupo em terra de menos de 200 pessoas, mas cuja atividade é crucial para o funcionamento dos voos.

As companhias aéreas estudam a possibilidade de manter os voos de longa distância, enquanto passageiros de dentro da Alemanha poderão realizar suas viagens de trem.

A operadora de transporte ferroviário Deutsche Bahn disponibilizou mais trens e funcionários para suportar o volume de tráfego adicional.

Os controladores pedem melhorias de salários, bonificações e redução do tempo de trabalho. As negociações foram interrompidas nesta semana, já que a Fraport considerou as exigências excessivas.

Não há previsão de continuação da greve neste fim de semana, declarou à AFP Dirk Vogelsang, responsável sindical, mas o porta-voz da Lufthansa afirmou que alguns atrasos e cancelamentos poderão ocorrer no sábado devido ao desajuste no trânsito aéreo.