Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grécia muda estado-maior das Forças Armadas

A Grécia mudou a totalidade do estado-maior das Forças Armadas, informou o Ministério da Defesa na noite desta terça-feira.

O Conselho de Segurança do Estado, reunido sob a presidência do premier Giorgos Papandreu, decidiu substituir o chefe do Estado-Maior Conjunto e os comandantes do Exército, Marinha e Força Aérea, além de vários oficiais superiores da Marinha e do Exército, informou o ministério da Defesa.

Um funcionário do ministério afirmou à AFP que a reunião do Conselho de Segurança já estava programada há algum tempo e que as mudanças eram previstas, não tendo qualquer relação com a situação política, mas os partidos de oposição reagiram imediatamente.

“Estão acabados, deixem as Forças Armadas em paz”, declarou Margaritis Tzimas, encarregada de temas da defesa do partido Nova Democracia (direita), qualificando a decisão de “antidemocrática”.

“Isto aumenta o clima de incerteza e preocupação entre a opinião pública”, declarou a Esquerda Democrática.

O anúncio da véspera sobre a realização de um referendo, no início de 2012, sobre o plano europeu de ajuda, e de um voto de confiança, na próxima sexta-feira, reavivou as especulações sobre a saída de Papandreu e de eleições antecipadas, quando o governo conta apenas com 152 dos 300 deputados do Parlamento.