Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo sírio está disposto a dialogar com oposição na Rússia

O governo da Síria está disposto a iniciar em Moscou um diálogo informal com a oposição, anunciou nesta segunda-feira o ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado.

“Propusemos às autoridades sírias e à oposição enviar seus representantes a Moscou para contatos informais. (…) Já recebemos uma resposta positiva por parte das autoridades sírias”, informou o ministério.

“Já recebemos uma resposta positiva por parte das autoridades sírias. (…) Esperamos que os opositores também manifestem o seu acordo nos próximos dias”, acrescenta a nota.

Segundo a mesma fonte, a diplomacia russa está “convencida de que o estabelecimento rápido desses contatos em Moscou constitui uma necessidade urgente para pôr fim imediatamente à violência na Síria, para evitar derramamento de sangue e confrontos”.

A violência se estendeu nos últimos dias para cidades próximas à capital, Damasco, enquanto a Liga Árabe, que suspendeu sua missão de observadores, pediu ajuda à ONU para pôr fim a 10 meses de violenta repressão.

Aliada tradicional da Síria, a Rússia se nega a apoiar um projeto de resolução apresentado por países europeus e árabes na ONU em apoio ao apelo da Liga Árabe para que o presidente sírio, Bashar al-Assad, deixe o poder.