Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo da Romênia baixa decreto que descriminaliza corrupção

Atos de abuso de poder e corrupção que causarem prejuízo ao Estado inferior a 150.000 reais não serão considerados crimes

O governo social-democrata da Romênia emitiu um decreto que descriminaliza crimes por abuso de poder e corrupção se o prejuízo causado ao Estado for menor que 200.000 leus, equivalente a 150.000 reais.

Quando passar a valer, dentro de dez dias, a nova legislação beneficiará, entre dezenas de políticos do país, o líder do Partido Social-Democrata, Liviu Dragnea, acusado de usar sua influência política para pagar com dinheiro público o salário de dois funcionários do comitê do partido entre 2006 e 2013.

“Não entendo por que os manifestantes estão aborrecidos”, disse Dragnea na terça-feira.

Mais de 250.000 romenos foram às ruas da capital Bucareste e outras 55 cidades do país nesta quarta-feira para protestar contra a medida. Os manifestantes levaram vários cartazes com mensagens como “Respeito ao Estado de Direito”, “O país pede: sem perdão” e “Na democracia, os ladrões estão atrás das grades”.

Os protestos vinham ocorrendo antes da assinatura do decreto, quando o governo anunciou a intenção de mudar a lei, mas o primeiro-ministro da Romênia, Sorin Grindeanu, afirmou no domingo que os protestos têm motivação política e que estão “distorcendo” o objetivo do governo com esta reforma.

Os manifestantes denunciaram o que consideram manipulação informativa por parte de várias emissoras de televisão cuja linha editorial apoia a reforma e pediram a renúncia do ministro da Justiça, Florin Ioardache.

Bucareste, capital da Romênia - 01/02/2017 Confronto entre manifestantes e policiais em Bucareste, capital da Romênia – 01/02/2017

Confronto entre manifestantes e policiais em Bucareste, capital da Romênia – 01/02/2017 (Octav Ganea/Reuters)

(Com EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Componente comum em países de POBREZA GENERALIZADA é a CORRUPÇÃO. Portugal, mãe de nossa corrupção irrestrita, é latino mas corrupção não é avassaladora como aqui – o mesmo diga-se da França…

    Curtir

  2. Isso é que é socializar a corrupção.

    Curtir

  3. Para o mundo que eu quero descer!

    Curtir

  4. Paulo Henrique

    Seria cômico se não fosse trágico…

    Curtir

  5. Patrick Ressutte

    quando a população deixa de pagar impostos é tbm uma forma de corrupção contra o governo, entao que tal as pessoas de la deixarem de pagar impostos ate 200 mil leus…. acho que o governo nao ira gostar… entao pq os politicos podem ???

    Curtir

  6. Antonio Pedro

    Parece que o PSDB da Romenia legisla em causa própria, será que eles tem um Reinaldo Azevedo lá pra defender sociais-democratas isentões?

    Curtir