Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo colombiano e organismos de socorro atendem região devido a inundações

Bogotá, 21 jul (EFE).- O ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos, a União Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD) e outros organismos de socorro entregaram neste sábado ajuda para os afetados pelas inundações no departamento do Putumayo, em estado de ‘calamidade pública’ por causa do transbordamento de seus rios.

Segundo um comunicado de sua pasta, Pinzón levou mais de duas toneladas de alimentos básicos, colchonetes, cobertores e artigos de higiene pessoal para 80 famílias da comunidade indígena Xiona, afetadas pelo transbordamento do rio Putumayo.

‘Quero manifestar-lhes nossa solidariedade e acompanhamento na dificuldade e na tragédia. Aqui está seu Exército, sua Polícia, os primeiros a vir atender e a responder por tudo’, disse o ministro antes de revisar a segurança da região com altos comandantes das forças de segurança e autoridades civis.

O UNGRD distribuiu ajudas também para a comunidade indígena de Santa Ana, em Puerto Asís, afetada pelas chuvas que causaram o transbordamento dos rios Putumayo e Guamuez, segundo um comunicado desse organismo que depende da Presidência da Colômbia. EFE