Clique e assine a partir de 9,90/mês

Governo colombiano e Farc fecham novo acordo de paz

Novo acordo contém contribuições dos setores contrários ao pacto inicial rejeitado em referendo no mês de outubro

Por Da Redação - 12 nov 2016, 22h37

O governo da Colômbia e as Farc fecharam um novo acordo de paz, neste sábado (12/11), que contém as contribuições dos setores contrários ao pacto inicial rejeitado pelos colombianos em referendo no dia 2 de outubro deste ano.

“Atendendo o clamor dos colombianos (…) e seu anelo de paz e reconciliação, fechamos um novo acordo final”, afirmou um comunicado das partes lido em Havana, Cuba, que foi sede dos diálogos de paz durante os últimos quatro anos.

Após nove dias de discussão, o novo documento foi assinado pelos chefes negociadores do governo, Humberto de la Calle, e da guerrilha, Ivan Márquez (conhecido como Luciano Arango).

As remodelações e novos elementos poderão ser consultados no site http://www.mesadeconversaciones.com.co, embora o acordo completo ainda deva demorar alguns dias para estar disponível.

Continua após a publicidade

Horas antes de se anunciar o novo acordo, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, convocou uma reunião “urgente” com o ex-presidente Álvaro Uribe, líder do opositor Centro Democrático, que liderou a campanha do “não” no referendo ao acordo de paz inicial.

“O texto do acordo integra mudanças, definições e contribuições dos mais diversos setores da sociedade, e que revisamos um por um”, afirmou o comunicado que foi lido pelos embaixadores representantes em Havana dos países fiadores do processo, Cuba e Noruega.

(Com EFE)

Publicidade