Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Governista Rússia Unida ganha eleições parlamentares, segundo boca de urna

Por Da Redação 4 dez 2011, 14h57

Moscou, 4 dez (EFE).- A legenda partidária governista Rússia Unida (RU), cuja lista é liderada pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, teria ganho neste domingo as eleições parlamentares, segundo uma pesquisa a boca de urna divulgado pela televisão pública.

Segundo a enquete realizada pelo Centro de Estudos da Opinião Pública (VTSIOM) e divulgada logo depois de fechar os colégios eleitorais, o RU teria obtido 48,5% dos votos, mais que o dobro do partido Comunista, que aparece em segundo com 19,8%.

A pesquisa assinala que outras duas legendas partidárias, a social-democrata Rússia Justa (RJ) e o nacionalista Partido Liberal Democrático, também acederiam ao Parlamento com o 12,8% e 11,42% dos sufrágios, respectivamente.

Conforme à enquete do VTSIOM, outros três partidos que concorreram às eleições não teriam superado a barreira do 7% dos votos, o mínimo exigido para um partido aceder às 450 cadeiras da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo.

Outra pesquisa, realizada pela Fundação Opinião Pública, indica que: o RU alcançou 46% dos votos, o Partido Comunista da Rússia 21 %, os social-democratas 14,1% e os nacionalistas 13,2%.

Segundo a Comissão Eleitoral Central (CEC), os primeiro resultados oficiais preliminares correspondentes à apuração dos sufrágios emitidos nas regiões orientais do país, onde a votação foi concluída há várias horas. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade