Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

George W. Bush faz visita surpresa a Cabul

Por Da Redação 15 dez 2008, 09h04

Reuters

Em visita surpresa ao Afeganistão nesta segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, conversou com o presidente afegão, Hamid Karzai, para reafirmar o apoio americano ao país em conflito mesmo após a transição presidencial, no próximo dia 20 de janeiro. Bush veio em um vôo direto de outra zona de guerra, Bagdá, onde esteve no domingo para marcar o aumento da segurança no Iraque e acabou sendo alvo de dois sapatos jogados por um repórter iraquiano revoltado.

Bush voou secretamente a Cabul para falar com Karzai e se reunir com as tropas americanas que lideram a luta contra a insurgência Talibã. “Eu venho ao Afeganistão dizer obrigado ao presidente Karzai e informar ao povo do Afeganistão que os Estados Unidos têm apoiado o país e vão continuar apoiando”, disse. Ele também se mostrou otimista quanto ao futuro do país. “Estou confiante que teremos sucesso no Afeganistão porque a nossa causa é justa”, avaliou.

O líder americano também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre Estados Unidos e Paquistão para pressionar os militantes na fronteira afegã. “Se o Paquistão é um lugar onde as pessoas se sentem à vontade para atacar a infra-estrutura, cidadãos, tropas, será difícil obter sucesso no Afeganistão”, avaliou. “Quanto mais conseguirmos fazer Paquistão e Afeganistão cooperarem, mais fácil será reforçar essa parte das regiões fronteiriças”.

(Com informações da Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade