Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

General e coronéis sírios desertam e se refugiam na Turquia

Um general e dois coronéis sírios desertaram e se refugiaram na Turquia no domingo à noite, anunciou a agência Anatolia, com os quais já se somam 13 generais sírios desertores em território turco.

O general, cuja identidade não foi divulgada, entrou na Turquia pela província de Hatay (sul), junto com dois coronéis e 30 soldados, acompanhados de suas famílias. Ao todo, o grupo é formado por 196 pessoas, entre elas diversas crianças e mulheres, informou a Anatolia.

Os militares e seus familiares estão no campo de Apaydin, na província de Hatay, reservado aos militares desertores. O acesso ao acampamento está estritamente proibido à imprensa.

O porta-voz do Ministério turco de Relações Exteriores, Selçuk Ünal, havia dito na sexta-feira passada que chegava a 12 o número de generais sírios refugiados na Turquia.

A Turquia, antes aliada política e econômica da Síria, rompeu seus vínculos com o regime do presidente sírio, Bashar Al-Assad, em protesto contra a repressão dos movimentos de oposição no país.