Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gata é eleita prefeita da cidade de Omena, nos EUA

Eleição faz parte de campanha da Sociedade Histórica local; cachorro Diablo Shapiro é eleito vice-prefeito

A população de Omena, no estado americano do Michigan, elegeu no último dia 21 a gata Sweet Tart como sua prefeita. Aos nove anos de idade, Sweet Tart concorreu ao cargo com um pavão, uma galinha, 13 cachorros, uma cabra e dois outros felinos. Seu mandato irá até 2021.

O cargo de Sweet Tart é figurativo. Omena não tem estrutura municipal porque conta com apenas 280 moradores, a maioria deles distribuída em propriedades rurais e vinícolas. A administração da vila está a cargo do condado do qual faz parte, Leelanau, que não tem em sua estrutura de poder a figura do prefeito. O condado é administrado por uma espécie de escriturário, que é eleito.

Mas 7.000 eleitores votaram na eleição de sábado, um número bem maior do que os habitantes de Omena. Segundo o presidente da Sociedade Histórica de Omena, Keith Disselkoen, a eleição do prefeito tem o objetivo de chamar a atenção para a localidade e angariar fundos para essa entidade. Cada eleitor pagou um dólar por voto.

“A ampla participação foi impulsionada pela publicidade e pela possibilidade de votar via PayPal online”, explica.

O segundo lugar na eleição de 2018 ficou para o cachorro Diablo Shapiro, de quatro anos, que será vice-prefeito. O comitê eleitoral decidiu que a galinha Penny também mereceria um cargo público. Ela foi nomeada assistente especial para assuntos aviários. O bode Harley, por sua vez, conseguiu o cargo de secretário de imprensa.

Quanto aos aspectos práticos de ser prefeito, Keith Disselkoen acredita que Sweet Tart não terá problemas. “Ela tem a pata. Documentos legais podem ser assinados com a pegada dela”, brincou.

Mas ela terá de apresentar-se em vários eventos e participar de encontros com os prefeitos das cidades vizinhas.

Eleições com animais da cidade como candidatos ocorrem há 10 anos em Omena. Este não é o primeiro caso em que felino se torna prefeito nos Estados Unidos. O gato amarelo Stubbs esteve no mesmo cargo da cidade de Talkeetna, no Alasca, de 1997 até sua morte, no ano passado. Longevo, Stubbs viveu 20 anos. Gostava de tomar água com catnip — erva para gatos — em uma taça para margarita.