Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

G8 adotará regulamentação sobre segurança nuclear, diz Sarkozy

Presidente francês convoca países para encontro sobre energia nuclear em Paris, em junho deste ano

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, revelou nesta quinta-feira que os países do G8 irão adotar uma regulamentação internacional para garantir um maior nível de segurança nas usinas nucleares, com base nos ensinamentos da catástrofe de Fukushima no Japão.

Sarkozy, em uma breve declaração à imprensa no primeiro dia da cúpula em Deauville, na França, explicou que o almoço com o qual abriu a reunião do G8 serviu para que os países mostrassem apoio à coragem com a qual os japoneses enfrentaram o desastre. O presidente francês também afirmou que, junto aos demais líderes, foram discutidos os rumos da economia internacional – com foco especial nos desequilíbrios que precisam ser corrigidos e nas negociações com a Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Presidência francesa do G8 convocou para os próximos 7 e 8 de junho uma conferência ministerial em Paris, junto à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), sobre a segurança nuclear, que deve servir de preparação para a que realizará no final desse mesmo mês em Viena o Organismo Internacional da Energia Atômica (AIEA). O objetivo do encontro será justamente estabelecer os padrões internacionais nos dispositivos de segurança das usinas nucleares para enfrentar os riscos como os causados pela catástrofe de Fukushima.

(Com agência EFE)