Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Funeral de Havel conta com presença de Hillary, Cameron e Sarkozy

Praga, 23 dez (EFE).- Com um minuto de silêncio começou nesta sexta-feira o funeral do ex-presidente tcheco, Vaclav Havel, na Catedral de São Vito, em Praga.

Entre os presentes, destacam-se o presidente da França, Nicolas Sarkozy; o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

O arcebispo de Praga, Dominik Duka, celebra a missa fúnebre na presença de mil pessoas e 50 delegações internacionais.

Outros líderes que foram até Praga prestar seus cumprimentos ao famoso escritor foram o presidente alemão, Christian Wulff; o eslovaco, Ivan Gasparovic; o húngaro, Pál Schmitt; o austríaco, Heinz Fischer; e os ex-presidentes Bill Clinton (Estados Unidos) e Lech Walesa (Polônia).

Na primeira fila dos assentos, em frente ao caixão com a bandeira tcheca, estão a viúva de Havel, Dagmar Havlova, familiares e o atual presidente da República Tcheca, Vaclav Klaus.

De acordo a agência ‘CTK’, durante a cerimônia será lida uma carta de condolências enviada pela papa Bento XVI.

Havel foi o primeiro presidente do país centro-europeu, criado em 1918, a ter este tipo de funeral de Estado na Catedral de São Vito.

Depois da missa, o caixão será levado ao crematório de Strasnice, onde Havel será cremado após uma cerimônia particular. EFE