Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Fundador do PP espanhol, Manuel Fraga, morre aos 89 anos

Por Da Redação 15 jan 2012, 21h10

Madri, 15 jan (EFE).- O presidente fundador do Partido Popular (PP) espanhol, Manuel Fraga, morreu esta noite em sua casa de Madri aos 89 anos de um ataque cardíaco, segundo confirmaram à Agência Efe fontes de sua família.

Fraga sofria de uma infecção respiratória desde os primeiros dias do ano e no momento de sua morte estava cercado de seus familiares mais próximos.

Fraga foi uma figura-chave na história recente da Espanha, não em vão teve um papel decisivo durante a ditadura do general Francisco Franco (1939-1975), a transição e a democracia, na qual trabalhou de forma decisiva como pai da Constituição.

O presidente fundador do conservador PP tinha recebido este sábado uma mensagem de afeto dirigida pelo presidente do Governo, Mariano Rajoy, no qual lhe desejava sua pronta recuperação.

Rajoy, que aproveitou seu primeiro discurso em um ato do PP como presidente do Governo para desejar a Fraga que se recuperasse o mais rápido possível, lembrou a todos os presentes que participavam de um grande comício em Málaga que sem ele o partido não teria existido como tal.

Fraga, de 89 anos, estava de cama, mas consciente, e sendo tratado estes dias em casa por sua filha, Isabel, que era também sua médica. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade