Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Funcionário da Inteligência alemã é detido por planejar atentado

O suspeito reunia informações sigilosas do governo e as espalhava pela internet usando um pseudônimo

Um funcionário do Serviço de Inteligência da Alemanha foi detido nesta terça-feira, suspeito de preparar um atentado islamita contra a sede da agência em Colônia. Segundo a revista Der Spiegel e o jornal Die Welt, o detido é um cidadão nativo alemão de 51 anos, que confessou suas intenções.

O funcionário usava seu acesso ao sistema do Gabinete de Defesa da Constituição, a cargo da Inteligência doméstica, para reunir informações sigilosas e planejar um atentado com explosivos contra a sede. Além disso, o homem é acusado de divulgar as informações na internet usando um pseudônimo. “Ele é acusado de ter espalhado, com um nome falso, ideias islamitas na internet e de ter oferecido informações internas na internet”, confirmou uma porta-voz do Gabinete.

Segundo a Der Spiegel, o homem admitiu os fatos e teria mencionado projetos de atentados que seriam cometidos “em nome de Alá”. Ainda de acordo com a revista, o suspeito teria sido descoberto há aproximadamente um mês, quando passou a ser monitorado.

O suspeito estava planejando o ataque e recolhendo as informações sigilosas do Gabinete desde abril deste ano. Conversas em chats online entre o suspeito e outros radicais islâmicos foram encontradas pela procuradoria de Düsseldorf, encarregada da investigação. Nas mensagens, o alemão tentava convencer os terroristas a entrarem para os serviços de Inteligência para planejarem um atentado contra os “não crentes”.

O homem, cuja identidade não foi revelada, era encarregado de vigiar os meios islamitas alemães na agência. Segundo o Gabinete, citado pela Der Spiegel, durante sua contratação não foi detectado nenhum elemento suspeito.

(Com AFP)

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Robson La Luna Di Cola

    A Religião da Paz, não é?

    Curtir

  2. Homeland.

    Curtir

  3. Cesar8002UTB

    Esquerda: Odeiam o cristianismo mas idolatram esse mesmo islão que quer matar a todos eles.

    Curtir