Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Fukushima: famílias evacuadas receberão 12 mil dólares

Empresa indenizará pelo menos 80 mil moradores das imediações da usina

Por Da Redação 15 abr 2011, 04h29

O governo japonês aprovou nesta sexta-feira o plano da Tepco, a companhia responsável pela usina de Fukushima, para pagar uma primeira compensação de 1 milhão de ienes (12 400 mil dólares) às famílias evacuadas em consequência da crise nuclear, informou a agência local Kyodo.

O valor anunciado tem caráter provisório, já que a Tepco deverá disponibilizar um volume muito maior de compensações no futuro devido ao mais grave acidente nuclear da história do Japão.

Banri Kaieda, ministro da Economia, assegurou nesta sexta-feira que antes do fim do mês serão indenizadas as pessoas que viviam a uma distância de até 30 quilômetros da usina nuclear, o que engloba um total de 48 mil famílias.

Cerca de 80 mil pessoas que moravam a menos de 20 quilômetros da usina já foram evacuadas de suas casas, enquanto o governo aprovou na segunda-feira um novo plano para evacuar mais 115 mil em outras localidades próximas à central.

Este primeiro plano de compensações fará a Tepco desembolsar aproximadamente 50 trilhões de ienes (US$ 620 bilhões), segundo informações de Kaieda.

O governo pediu que a Tepco forme um grupo de trabalho para estudar um programa de indenizações, cujos fundos podem ser deduzidos dos lucros da empresa elétrica durante mais de uma década, segundo a imprensa japonesa.

(com Agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade