Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Franceses da América do Sul começam a votar em eleições presidenciais

Por Damien Meyer 21 abr 2012, 10h39

Os franceses que vivem no Brasil, Uruguai e Argentina começaram a votar às 08H00 locais no primeiro turno das eleições presidenciais da França, 19 horas antes da abertura das urnas em seu país.

No Rio de Janeiro, a central de votação instalada no Consulado da França abriu suas portas poucos minutos depois das 08h00, e fechará às 18h00, disse um diplomata francês. Vários eleitores já se apresentaram para votar.

“É a primeira vez que os franceses no exterior não votarão no mesmo dia. Toda a América e as Antilhas vão votar neste sábado entre 08h00 e 18h00”, disse o diplomata.

Cerca de 15 mil eleitores estão inscritos no Brasil – 38% a mais que em 2007 – em diversos consulados espalhados pelo país, embora a maior quantidade se concentre em São Paulo e Rio de Janeiro, com 5.459 e 5.174 eleitores, respectivamente, segundo números da embaixada francesa.

Cerca de 2,2 milhões de franceses vivem fora do país, e pouco mais da metade – 1,15 milhão – estão inscritos nos consulados.

Cerca de 45 milhões de franceses estão convocados às urnas no domingo no primeiro turno das eleições presidenciais, que têm dez candidatos na disputa, entre eles o atual presidente, Nicolas Sarkozy, e o favorito nas pesquisas, François Hollande.

Os dois candidatos mais votados se enfrentarão no segundo turno, no dia 6 de maio.

Continua após a publicidade
Publicidade