Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

França revela que exigirá déficit zero na zona do euro em 2016

Paris, 29 nov (EFE).- O Governo francês revelou nesta terça-feira que em suas conversas com a Alemanha para a reforma dos Tratados da União Europeia (UE), anunciados na semana passada, foi incluída a exigência de retornar ao déficit zero na zona do euro para 2016.

A informação foi dada pela ministra de Orçamento, Valérie Pécresse, que declarou ao canal ‘France 2’ que Paris e Berlim estão estudando exigir ‘mais disciplina à eurozona’, ao mesmo tempo que rejeitou que ambos países favoreçam a criação de uma Europa de duas velocidades.

‘A França não deseja isso’, afirmou Valérie, acrescentando que todos os países da eurozona ‘têm que se colocar como meta o déficit zero’.

‘A regra de ouro é um retorno ao equilíbrio em 2016’, comentou a ministra francesa, assegurando que será sobre a base da vontade de cada Estado que se assumirá uma ‘trajetória de retorno ao equilíbrio’.

As declarações de Valérie chegaram depois que seu companheiro no Governo, o ministro das Finanças, François Baroin, defendesse que sejam França e Alemanha os que preparem iniciativas e propostas para estabilizar a zona do euro.

O ministro francês disse que os que têm a qualificação máxima das agências constituem ‘o escudo necessário’ para evitar o contágio. EFE

jam/rsd