Clique e assine a partir de 9,90/mês

França inicia ataques aéreos contra Estado Islâmico no Iraque

Caças bombardearam depósito usado pelo jihadistas no nordeste do país, informou governo

Por Da Redação - 19 set 2014, 08h19

A França informou nesta sexta-feira que sua Força Aérea lançou ataques no Iraque pela primeira vez desde que o país anunciou que participaria da ação militar contra os jihadistas do Estado islâmico (EI). “Esta manhã, às 09:40 (3h40 no horário de Brasília), nossos jatos Rafale lançaram o primeiro ataque, contra um depósito logístico dos terroristas”, informou o gabinete do presidente François Hollande, em um comunicado divulgado logo após os bombardeios.

Leia também:

Austrália prende 15 pessoas suspeitas de ligação com o EI​

EI ameaça os EUA em novo vídeo: “A luta só começou”

EUA prendem americano acusado de recrutar membros para o EI

Continua após a publicidade

Bomba com gás cloro explode enquanto era manipulada por jihadistas

O alvo, no nordeste do Iraque, foi totalmente destruído, afirma o comunicado, acrescentando que não haveria mais operações “nos próximos dias”.

Hollande disse em entrevista coletiva na quinta-feira que os ataques aéreos franceses eram iminentes e ocorreriam depois que voos de reconhecimento tivessem identificado os alvos. Ele disse que a ação militar seria limitada ao Iraque, e não seriam enviadas tropas ao país.

Também indicou que na próxima semana seu primeiro-ministro, Manuel Valls, informará ao parlamento as condições da ajuda militar francesa ao exército iraquiano e aos curdos para “debilitar” o EI e “restabelecer a soberania iraquiana”.

(Com agências EFE e France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade