Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Foto de Obama-zumbi com tiro na cabeça é alvo de críticas

A imagem foi distribuída por republicanos no estado da Virgínia

Uma foto do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, retratado como um zumbi e com um tiro na cabeça, foi distribuída por um grupo de republicanos da Virgínia. A atitude foi condenada pelo próprio partido de oposição ao atual governo.

A imagem, distribuída nesta segunda-feira por e-mail pelo Comitê Republicano do Condado de Loudoun, no estado da Virgínia, mostra Obama caracterizado como zumbi, com um olho saltando para fora, o rosto ensanguentado e um ferimento de bala na testa. Ao lado da foto de Obama aparece outra da líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosy, com o rosto deformado e vários zumbis, abóboras e outros símbolos relacionados ao Halloween.

“A desagradável imagem não tem lugar em nossa política. Nunca”, disse o presidente do Partido Republicano na Virgínia, Pat Mullins, ao canal de televisão ABC, após condenar a imagem e sua utilização nos termos mais enérgicos possíveis. Por sua parte, o governador da Virgínia, o republicano Bob McDonnell, afirmou ao The Washington Post através de seu porta-voz, Martin Tucker, que a imagem é “vergonhosa e ofensiva”, e pediu aos responsáveis que se desculpem pela atitude.

A inundação de críticas levou o Comitê Republicano do Condado de Loudoun a emitir um pedido de desculpas. “Algumas pessoas interpretaram a imagem de Obama como uma tentativa de retratar o presidente como uma vítima de um crime violento. Nada poderia estar mais longe da verdade”, frisou o presidente desse comitê, Mark Venta. “O comitê deplora qualquer tentativa de mostrar, sugerir ou promover a violência contra o presidente ou qualquer outra figura política”, acrescentou.

(Com agência EFE)