Clique e assine a partir de 8,90/mês

Fórum em Barcelona discute contradições da América Latina

Por Da Redação - 15 jul 2012, 10h48

Barcelona, 15 jul (EFE).- As contradições de uma América Latina na qual surgem novas formas de economia e política, mas persistem problemas de violência, narcotráfico e meio ambiente serão analisadas na próxima semana na Universidade Internacional da Paz de Barcelona (Unipau).

Com o título ‘América Latina: velhos conflitos, novas saídas’, cerca de 40 conferentes, muitos deles latino-americanos, debaterão, de 19 a 24 de julho, a evolução política, econômica, social e religiosa da última década no subcontinente americano.

O presidente da Unipau, Arcadi Oliveres, disse à Agência Efe que neste ano serão analisados os fenômenos que estão ocorrendo na América Latina ‘porque, além de estar muito ligada à Espanha, é uma região onde estão surgindo propostas inovadoras para dar novos focos à política e à economia’.

Oliveres ressaltou também que não se pode falar em uma situação ‘homogênea’ na América Latina ‘porque não é o mesmo caso discutir os conflitos rurais no Paraguai, os problemas urbanos da Argentina ou o crescimento econômico espetacular do Brasil, apesar de o país ter muitos bolsões de pobreza’.

Para Oliveres, as novas formas de focar a economia ‘não têm nada a ver com o comunismo ou o socialismo de Estado da antiga União Soviética, que foram um grande fracasso, mas com aspectos mais sociabilizantes da economia, como a soberania alimentícia’. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade