Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fortes tempestades deixam ao menos 8 mortos nos EUA

Estima-se que ao menos 11 tornados tenham atingido o país; tempestade se move em direção nordeste, causando atrasos em voos

Fortes tempestades atingiram o sul dos Estados Unidos neste fim de semana e deixaram pelo menos oito pessoas mortas e dezenas de feridos. Segundo as autoridades locais, ao menos 11 tornados atingiram os estados do Texas, Louisiana e Mississippi.

Mais de 134.000 casas e empresas estavam sem energia no começo desta segunda, 15, na Virgínia e na Pensilvânia. Quase 90.000 pessoas também ficaram sem eletricidade nos estados do Texas, Mississippi, Louisiana, Arkansas, e Geórgia até o meio-dia de domingo 14.

No Texas, foram registradas quatro mortes, entre elas de duas crianças que foram atingidas por uma árvore que caiu sobre o carro em que estavam no sábado, 13, em Pollok, a cerca de 241 quilômetros de Dallas.

Em Alto, uma pessoa morreu e outras 20 ficaram feridas depois que um provável tornado atingiu um evento cultural.

A cidade de Franklin, também no Texas, foi muito prejudicada, com aproximadamente 60 prédios destruídos. O serviço meteorológico afirmou que as informações preliminares mostraram que um tornado, com ventos de 225,3km/h, atingiu o local.

No Condado de Monroe, no norte de Mississippi, um homem de 95 anos morreu depois que uma árvores caiu sobre sua casa. Fortes inundações em Bawcomville, Louisiana, levaram a morte de um menino de 13 anos, que foi encontrado morto em um dos canais da cidade.

Perto de Birmingham, Alabama, um trabalhador morreu depois de ser atropelado enquanto ajudava a retirar árvores caídas de uma estrada.

Autoridades locais falam em pelo menos 11 tornados que atingiram o sul do país durante o final de semana. Os meteorologistas ainda não confirmaram os fenômenos.

O Serviço Nacional do Tempo (NWS, em inglês), contudo, identificou um tornado em Shelby, no norte do Estado de Ohio. O fenômeno não causou mortes, mas pelo menos seis pessoas ficaram feridas e algumas casas e prédios comerciais foram danificados.

Nesta segunda, a tempestade começou a se mover em direção nordeste, causando atrasos em voos em Nova York, Pensilvânia e Nova Jersey, onde foram emitidos alertas de tornados. Mais de 20.000 pessoas também ficaram sem energia no estado, embora em alguns locais a luz tenha sido restabelecida rapidamente.