Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fortes chuvas e desabamento de terra na Índia deixam mais de 130 mortos

Equipes de emergência ainda trabalham nos resgates e nas buscas por sobreviventes; dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 jul 2021, 18h21

Fortes chuvas causaram inundações e deslizamentos de terra na Índia, deixando ao menos 136 mortos no oeste do país neste sábado, 24. As equipes de emergência ainda trabalham nos resgates e nas buscas por sobreviventes, enquanto dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas.

Os estados mais afetado pelas chuvas de monção são os de Maharashtra, Karnataka e Goa. O fenômeno meteorológico, que ocorre de junho a setembro, é fundamental para a agricultura local, mas todo ano causa grande destruição. Especialistas acreditam que as mudanças climáticas e o aquecimento global podem estar piorando a situação.

Dezenas de pessoas estão desaparecidas e quase 150.000 pessoas foram evacuadas. Segundo a emissora britânica BBC, só em Maharashtra foram registrados 136 mortos, enquanto em Goa centenas de casas foram destruídas. Em Karnataka, no sudoeste, três pessoas morreram e 9.000 foram deslocadas.

Um deslizamento de terra destruiu dezenas de casas na cidade de Raigad, ao sul de Mumbai.  Ao menos 47 pessoas morreram só nesse incidente e outras 53 seguem presas nos escombros.

Continua após a publicidade

Os deslizamentos de terra também bloquearam estradas e dificultaram o acesso das equipes de resgate. A Marinha mobilizou sete equipes de resgate equipadas com botes infláveis, coletes salva-vidas e boias, além de um helicóptero.

As mesmas chuvas de monção que castigam a Índia também causaram grandes estragos e inundações na China nos últimos dias. Ao menos 58 pessoas morreram na província de Henan, região central da China, enquanto cinco pessoas seguem desaparecidas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.