Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Forte terremoto no Japão deixa ao menos 9 mortos e 45 feridos

A região de Kumamoto, onde se localizam várias centrais nucleares, sentiu o tremor de 6,4 graus na escala Richter

Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter atingiu nesta quinta-feira o sudoeste do Japão. O tremor foi sentido na região de Kumamoto, onde se localizam várias centrais nucleares, anunciou a agência meteorológica japonesa, por volta de 21h30 (9h30 em Brasília). Pelo menos nove pessoas morreram e 45 ficaram feridas.

O principal porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, disse que vários prédios desmoronaram. Segundo a polícia, o terremoto destruiu dezenove casas, deixou 16.000 lares sem eletricidade e outros 38.000 sem gás. Há relatos de incêndios em diferentes locais da cidade.

Leia também:

Forte terremoto atinge Afeganistão, Paquistão e Índia

Terremoto de 7,8 graus causa cenas de pânico na Indonésia

A Agência Meteorológica do Japão afirmou que não há perigo de tsunami.

O terremoto durou cerca de 30 segundos e atingiu o nível máximo na escala japonesa – que vai de 0 a 7 – no distrito de Mashiki, a leste da cidade, onde fica o aeroporto de Kumamoto. Seu epicentro foi determinado a 10 quilômetros de profundidade.

Segundo a rede de televisão NHK, o abalo foi o mais forte desde o terremoto de março de 2011, quando um tremor no Japão deixou 18.500 mortos ou desaparecidos e provocou grande destruição, incluindo um acidente nuclear na Central de Fukushima.

Leia mais:

11 de março: cinco anos da tragédia no Japão

(Da redação)