Clique e assine com 88% de desconto

Forte terremoto deixa dezenas de mortos na China

Abalo sísmico de 7 graus atingiu província de Sichuan e matou mais de 70

Por Da Redação - 20 abr 2013, 05h36

Um forte terremoto de 7 graus na escala Richter atingiu a província de Sichuan, sudoeste da China, neste sábado deixando dezenas de mortos e mais de 600 feridos. De acordo com o canal de televisão estatal CCTV, pelo menos 72 pessoas morreram por causa do tremor, mas o número pode aumentar conforme as equipes de resgate cheguem às áreas mais afetadas. Em 2008, um terremoto de 8 graus na mesma região provocou a morte de 70.000 pessoas e deixou milhões desabrigados.

Leia também: Terremoto de 7,8 graus mata 40 pessoas no Irã

O epicentro do abalo aconteceu a 13 quilômetros de profundidade e abalou principalmente a cidade de Yaan, localizada no centro da província de Sichuan. Segundo o secretário municipal do Partido Comunista, o tremor destruiu centenas de prédios e provocou deslizamentos de terra na região. Com medo das réplicas do terremoto, diversos moradores da área foram para as ruas para evitar serem soterrados por algum desabamento.

Mais de dois mil soldados foram enviados à região para ajudar no resgate de sobreviventes e o presidente da China, Xi Jinping, pediu que as autoridades maximizem os esforços no atendimento às vítimas.

Publicidade

Destruição – As primeiras imagens da catástrofe exibidas pela televisão estatal mostram pequenos prédios que desabaram e muito escombro nas ruas de Yaan. De acordo com a CCTV, as operações de socorro são dificultadas pelos vários deslizamentos que bloquearam as estradas que dão acesso à região. Moradores de Yaan também relatam os desabamentos de um alojamento da universidade local e de uma creche, que teriam deixado crianças e jovens presos sob os escombros.

Os prédios nas zonas rurais da China são construídos, geralmente, com material de baixa qualidade e ignorando as normas de prevenção contra terremotos.

(Com agências France-Presse e EFE)

Publicidade