Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Forças iraquianas avançam contra EI no centro de Ramadi

A cidade estratégica foi tomada pelos terroristas do Estado Islâmico em maio

As forças governamentais iraquianas avançaram sobre o centro da cidade de Ramadi, controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico desde maio. Segundo um porta-voz do Exército, as forças de segurança, apoiadas por ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos, estão desocupando áreas residenciais próximas ao complexo do governo da cidade.

“Nossas forças estão avançando em direção ao complexo do governo no centro de Ramadi”, afirmou o porta-voz do o porta-voz da unidade de combate ao terrorismo do Exército iraquiano, Sabah al-Numan. “As lutas acontecem nas vizinhanças ao redor do complexo, com apoio das forças aéreas”.

Leia também:

Estado Islâmico perdeu 14% de seu território este ano, diz instituto britânico

Estado Islâmico ameaça tesouros arqueológicos na Líbia

A operação para retomar Ramadi começou no início de novembro depois de meses de esforços para quebrar as redes de abastecimento da cidade. A inteligência iraquiana estima que o número de terroristas do EI fixados no centro da cidade esteja entre 250 e 300 homens.

A tomada de Ramadi em maio foi um duro golpe contra o governo iraquiano, já que a cidade está localizada em uma região estratégica, a pouco mais de 120 Km da capital Bagdá e próxima ao lago Tharthar, o maior do Iraque, utilizado na irrigação de lavouras e para o fornecimento de água potável.

(Da redação)