Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Forças Armadas pedem que Evo Morales renuncie para pacificar a Bolívia

O pedido do general Williams Kaliman acontece após a Organização de Estados Americanos apontar irregularidades na reeleição do presidente

O general Williams Kaliman, comandante-chefe das Forças Armadas, pediu neste domingo (10) ao presidente Evo Morales que renuncie, em meio a protestos por sua questionada reeleição na votação de 20 de outubro, nas qual a Organização de Estados Americanos (OEA) apontou irregularidades.

“Após analisar a situação conflituosa interna, pedimos ao presidente de Estado que renuncie a seu mandato presidencial permitindo a pacificação e a manutenção da estabilidade, pelo bem da nossa Bolívia”, disse o general Kaliman à imprensa.

O pedido foi reforçado pelo comandante geral da Polícia, general Vladimir Yuri Calderón: “Nos somamos ao pedido do povo boliviano de sugerir ao senhor presidente Evo Morales que apresente sua renúncia para pacificar o povo da Bolívia”, declarou.

Desde as eleições de 20 de outubro, nas quais Morales foi reeleito para um quarto mandato de cinco anos, o país é palco de protestos multitudinários, paralisações e episódios violentos, que deixaram três mortos.

Novas eleições

A Secretaria-Geral da OEA qualificou as eleições realizadas na Bolívia de fraudulentas e pediu, também neste domingo, sua anulação, seguida da realização de novas eleições com um órgão eleitoral. Após o comunicado, o presidente Evo Morales decidiu convocar novas eleições gerais e renovar a totalidade de magistrados do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).

(Com AFP)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s